Seis razões para odiar a Copa do Brasil

April 1, 2008 at 09:22 5 comments

copa-brasil-2008.jpg

(Versão original em inglês/original English version)    A Copa do Brasil não é justa. A competição tem um monte de regras feitas para ajudar os clubes tradicionais a passar das rodadas iniciais. Quando começou em 1989, a Copa do Brasil foi considerada uma alternativa ao Campeonato Brasileiro e uma chance para os times pequenos encararem os tradicionais. Na verdade, é uma oportunidade para os clubes incompetentes entrarem pela porta dos fundos na Libertadores.  

Então, por que odiá-la?

É incrivelmente injusta: nas primeiras rodadas da competição, os mais poderosos sempre jogam o primeiro jogo fora de casa. Vencendo por dois gols de diferença, eles avançam sem a partida de volta. Entretanto, se o time da casa ganhar, o segundo jogo acontece, dando ao grande uma outra chance para evitar um vexame.  

A queda dos grandes é feita para ser difícil: Como dito antes, a competição é mata-mata. Apenas um jogo eliminatório seria mais emocionante, justo e provavelmente rolariam mais cabeças.

Não é representativa: Somente 64 times participam. Há estimativas de mais de 5000 clubes reconhecidos no brasil. Obviamente, todos não podem participar, mas deveria haver mais times.  Em comparação, a Copa da Inglaterra teve mais de 700 (setecentos) participantes esse ano.

Dez dos 64 lugares são decididos pelo Ranking Nacional de Clubes: a copa do Brasil é cheia de atalhos irracionais e este é um deles. 10 clubes se qualificam pelo anacrônico Ranking Nacional de Clubes. É uma garantia que os times grandes entrem caso não cheguem bem o suficiente nos estaduais. O RNC dá pontos pela posição e títulos dos campeonatos. Em dezembro de 2007, o Grêmio estava em primeiro lugar embora seu último título nacional foi a Copa do Brasil em 2001. O Vasco estava em terceiro (Copa João Havelange 2000). E sabe-se lá como, Atlético Mineiro estava em sexto apesar de não ganhar nenhum troféu desde o campeonato brasileiro de 71. 

O vencedor ganha uma vaga na Libertadores: Isso é injustificável. A competição tem só seis rodadas, o que significa no máximo 12 jogos e no mínimo 10. Para ganhar o Paulista, um time precisa jogar 23 vezes. O Campeonato Brasileiro tem 38 partidas e os quatro primeiros se qualificam para a Libertadores. Por direito, um lugar extra deve ir para o quinto do Brasileiro. Na melhor das hipóteses, a Copa do Brasil vale uma vaga na Copa Sul Americana, que é o seu nível apropriado.  

Os times na Libertadores não participam: Os melhores times no país, como os quatro primeiros do Brasileiro, não jogam. Então é mais injusto que se chegue na Libertadores, pois fica ainda mais fácil pelo nível inferior dos participantes.   

Second phase matches

Kick off Group First leg games 02/04/2008 Venue
15h30 48 Madureira/RJ x Juventude/RS Aniceto Moscoso
19h30 37 River/PI x Botafogo/RJ Alberto Silva
20h30 46 Icasa/CE x Criciúma/SC Mauro Sampaio
20h30 47 Paranavaí/PR x Corinthians/AL Felipão
20h50 34 Fast Clube/AM x Goiás/GO Vivaldo Lima
21h50 35 Atlético/GO x Grêmio/RS Serra Dourada
21h50 36 São Caetano/SP x Coritiba/PR Bruno J. Daniel
21h50 41 Central/PE x Palmeiras/SP Luiz de Lacerda
21h50 42 Brasiliense/DF x Sport/PE Boca do Jacaré
  Group Second leg games  02/04/2008  
20h30 38 Portuguesa/SP        (0) x (0) Volta Redonda/RJ Canindé
20h30 40 Náutico/PE              (0) x (2) Juventus/SP Aflitos
20h30 44 Vitória/BA               (0) x (1) Paraná/PR Barradão
  Group Second leg games  03/04/2008  
19h30 45 Vasco/RJ                (2) x (2) Bragantino/SP São Januário
21h30 33 Corinthians/SP x Fortaleza/CE Morumbi

     

 

 

              

 

 

 

 

 

Advertisements

Entry filed under: Championship guides, Copa do Brasil 2008. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , .

Campeonato Paulista: Guaratinguetá & Palmeiras make the semis The emperor’s new pose

5 Comments Add your own

  • 1. Guillermo  |  April 1, 2008 at 20:05

    Pior motivo não mencionado (diretamente):

    O campeão do ano anterior não pode defender o seu título.

    Sobre o seu comentário (infeliz) sobre o Grêmio: nós ganhamos “apenas” 4 vezes essa Copa, inclusive nos demos ao luxo de entregar a taça preferindo uma taça melhor (a da Libertadores). É isso o que acontece quando gringo dá pitaco sobre futebol: bobagem.

    Abraço e DÁ-LHE GRÊMIO!!!

    Reply
  • 2. pitacodogringo  |  April 2, 2008 at 14:10

    Oi Guillhermo

    Obrigado pelo comentário.

    Vc tem razão sobre os times que não conseguem defender seus títulos. Talvez eu deva mudar o nome do artigo para ‘Sete razoes ….’ ? hehe

    Entretanto, o artigo é uma crítica sobre a Copa do Brasil e o RNC, e não sobre o Grêmio, Atlético Mineiro e Vasco (embora sendo parte do clube dos treze, poderiam melhorar a competição).

    Com relação a sua idéia de que gringos só falam bobagem sobre futebol, eu ficaria muito interessado em saber como vc avalia os pitacos de Gavilán, Hidaglo, Bustos, Saja, Schiavi, Escalona, Herrera, Lipatin, Maidana, Dario Pereyra etc etc etc ??

    abrs

    Reply
  • 3. Ejaculador  |  April 9, 2008 at 00:35

    Pouco jogos…O que falar do Mundial, Libertadores, Recopa e Sul-americana? Têm poucos jogos também, são títulos sem importância? Você odeia essas competições?

    Tu acha que 64 clubes é pouco pra um campeonato? O brasileiro tem 20, futebol regional é pequeno também. Juntando série A,B e C não chega ao número de clubes da Copa do Brasil.

    Isso é papo de perdedor, de quem nunca comemorou esse título.

    Reply
  • 4. Gustavo  |  April 9, 2008 at 09:18

    Acredito que deveria permitir a presença dos participantes da libertadores, essa de fato é a grande falha do campeonato.

    Porém, o fato dos pequenos jogarem a primeira em casa se justifica para evitar grandes e desnecessários deslocamentos a outros Estados.

    Reply
  • 5. Cleiton  |  April 25, 2011 at 19:15

    Num sabe de bosta nenhuma os que tão na libertadores devem ficar de fora msm para da mais cances aos pequenos e eu acho bem melhor ganhar e ir pra libertadores do que defende no outro ano pois alem de dar chances aos pequenos de ir é o caminho mais curto quem ganha nao precisa se preocupar tanto com o brasileiro
    e ve se o que eu vou falar naum é verdade
    se os clubes que vão a libertadores é impossivel participar pois seria uma maratona de jogos LIBERTADORES,ESTADUAL,COPA DO BRASIL seria impossivel ao não ser que acabassem com os estaduais

    Reply

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Author

The man who came up with: Messi carrying Argentina. Neymar carrying Brazil. British Airways carrying England. My name is Jon Cotterill. I am an English football commentator for TV Globo in São Paulo, Brazil. Currently we're broadcasting two live Campeonato Brasileiro or Campeonato Paulista games per week plus our magazine show, Footbrazil to 180 countries. + Eu trabalho como narrador na TV Globo em São Paulo, Brasil. Atualmente, nos transmitimos dois jogos ao vivo do Campeonato Brasileiro ou Campeonato Paulista por semana e nosso programa de futebol semanal, Footbrazil.

Follow me on Twitter

Copyright – don’t steal my stuff! links and excerpts are fine

© Jon Cotterill and Pitacodogringo's Brazilian football site, 2012. Unauthorized use and/or duplication of this material without express and written permission from this blog’s author and/or owner is strictly prohibited. Excerpts and links may be used, provided that full and clear credit is given to Jon Cotterill and Pitacodogringo's Brazilian football site with appropriate and specific direction to the original content.

Categories

Listed on Soccer Blogs